Por que substituir as próteses?

É necessário substitur os dentes naturais pelos artificiais porque o corpo não consegue funcionar adequadamente se algum dos importantes órgãos envolvidos com a fala, deglutição e mastigação for perdido.
A maioria das pessoas deseja ser aceita pela sociedade e também se relacionar com amigos e entes queridos. No entanto isso nem sempre é possivel quando faltam dentes, o que implica em comprometimento da fala e da aparência.

Ocorre uma mudança na expressão facial se os dentes perdidos não são substituidos. Os lábios e bochechas têm como suporte os dentes. Quando os lábios e as bochechas perdem seu suporte, os músculos deixam de funcionar adequadamente e tornam-se enfraquecidos. Como resultado a pele fica enrugada, os lábios e bochechas arqueados, dando um aspecto envelhecido.

Os tecidos da boca deveriam ser mantidos nas condições mais saudáveis possíveis. Dentro de certos limites é possivel através de próteses, muito embora elas não sejam a mesma coisa que os dentes naturais.
Os fatores que contribuiram para a perda dos dentes naturais podem influenciar o sucesso do aparelho protético. As próteses podem ajudar a manter os tecidos bucais em condições saudáveis se o paciente seguir as orientações quanto ao uso e cuidados para com as mesmas.

A perda dos dentes afeta a fala. No entanto essa dificuldade costuma ser superada num período de tempo relativamente curto no caso dos dentes serem prontamente substituidos.