Livro de Receitas

Sumário

Sopa de alho poro – Amélia Maria de Jesus. 2

Caldo de Grão de Bico – Amélia Maria de Jesus. 2

Macarrão de panela de pressão - Laércio Ricardo da Silva. 4

Pavê de Cupuaçu- Josefa Maria da Conceição.. 5

Bolo de Cenoura - Vera Lúcia de Luccas. 6

Torta de banana – Rosineia Costa Barbosa Mascarenhas. 7

Frango com Quiabo - Maria Eufrasio Meireles. 8

Lagarto – Maria Eufrasio Meireles 68 anos. 9

Pão de Queijo – Maria Leonarda 68 anos. 10

Mousse de maracujá - Tereza Gomes Coelho.. 11

Batatas Nostiz – Maria José Teixeira. 12

Strogonoff de Carne – Lúcia Morais Leite.. 13

Creme de Milho – Apparecida Domingues Meira 72 anos. 14

Sopa de Cará – Apparecida Domingues Meira. 14

Espaguete com sardinha – Marisa Fávaro.. 15

Polenta com Lingüiça – Aline Palmas. 16

Sopa de Feijão – José Henrique Silveira Passos. 17

Frango Gratinado – Estela Barbosa da Cunha. 18

Salada de lentilha – Ana Regina Castanho de Lima. 19

Mousse de banana – Maria Amélia Amarante José.. 20

Couve-Flor Empanada – Sandra de Souza Helling. 21

Almôndegas – Juliana da Silva Rosa. 22

Bolo Prestígio – Maria do Carmo Camargo da Costa. 23

Rolinhos de Frango com bacon – Ana Maria Freitas Carvalho.. 24

Tabule – Suzana Tarques Vieira. 25


Sopa de alho poro – Amélia Maria de Jesus

Dona Amélia escolheu essa receita pois ela gosta muito, pode congelar em pequenas porções, é fácil de fazer e sempre pode comer a qualquer hora.

Ingredientes:

4 alhos poro limpos, cortados em pedaços pequenos

2 cebolas médias sem casca

1 dente de alho picado

Sal a gosto

1 copo de leite

½ colher de margarina

Preparo:

Em uma panela grande junte aproximadamente 1,5L de água, os ingredientes e deixe cozinhar por 15 minutos em panela de pressão.

Depois de cozidos, bater no liquidificador, tempere com sal; se gostar acrescente 1 copo de leite integral, derreta ½ colher de margarina misture com o creme, deixe ferver e sirva.

Geralmente as sopas e caldos dão uma maior facilidade de mastigação em idosos em fase de adaptação à prótese ou que já não tem a mesma facilidade para comer quando estão com as próteses adaptadas a um tempo.

O alho poro também é uma boa fonte de vitamina C, com menores quantidades de niacina e cálcio e pode reduzir o colesterol.

Também para quem mora sozinho as sopas e caldos podem ser congelados em pequenas porções e descongelados quando desejado.

O alho poró de 80g possui aproximadamente 35Kcal .


Caldo de Grão de Bico – Amélia Maria de Jesus

Ingredientes:

250g de grão de bico

1 colher de azeite

2 dentes de alho

1 cebola bem picada

Sal a gosto

Coentro e salsinha a gosto

Preparo:

Cozinhar em uma panela de pressão com água por 15 minutos. Em outra panela refogar o alho no azeite com a cebola, despejar o grão de bico cozido, temperar com coentro e salsinha.

O caldo de grão de bico também é uma ótima solução para usuários de prótese em adaptação ou aqueles que possuem uma maior dificuldade de mastigação.

O grão de bico é uma fibra e contribui para diminuição do colesterol, também possui ferro, cálcio, vitaminas do complexo B e magnésio que são ótimos para reposição do organismo.

Cada 100g de grão-de-bico (cozido e demolhado) contém:

Calorias – 121 kcal

Água – 65,8 g

Proteínas – 8,4 g

Lipídios – 2,1 g

Hidratos de carbono – 16,7 g

Amido – 15,1 g

Fibra – 5,1 g

Vitamina B1 (Tiamina) – 0,1 mg

Folatos - 54 μg

Ferro – 2,1 mg

Fósforo – 83 mg

Potássio – 270 mg

Macarrão de panela de pressão - Laércio Ricardo da Silva

Ingredientes:

2 fios de óleo

500 gramas de lingüiça calabresa defumada

3 dentes de alho

1/2 cebola

Coentro a gosto

1 pimentão

1 pacote de macarrão

1 caixa de creme de leite

1 caixa de olho de tomate

Sal a gosto

Preparo:

Numa panela coloque o óleo e depois acrescente a lingüiça cortada em cubos, a cebola picada e os alhos já fritos anteriormente e deixei dourar um pouco e acrescente o pimentão, o coentro e misture.

Acrescente o molho de tomate e o sal e misture até adquirir uma cor homogênea. Depois cubra de água o macarrão e misture novamente. Assim coloque a mistura numa panela de pressão por cerca de cinco minutos. Depois de pronto é só adicionar o creme de leite e mexer.

O macarrão também é um alimento de fácil mastigação, porém mais calórico. Duas colheres de sopa rasas, portanto um prato equivale a aproximadamente 300 Kcal.


Pavê de Cupuaçu- Josefa Maria da Conceição

Quem escolheu essa receita foi o filho de Josefa que possui esquizofrenia. Ele diz gostar muito e faz suco com a fruta quando a mãe não faz o pavê que ele gosta!

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

200g de polpa de cupuaçu

Bolacha Maizena

Preparo:

Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e polpa de cupuaçu. Forre uma vasilha com a bolacha Maisena, sobre as bolachas coloque uma camada do creme. Sobre o creme faça uma cama de bolacha e assim acrescente o restante do creme.

Também do cupuaçu pode ser feito o suco com a polpa. O cupuaçu é fruta rica em proteínas, cálcio e fósforo possui vitaminas A, B1, B2, e C. é também rica em pectina.

100g de cupuaçu equivale a 72Kcal, porém esse prato vai leite condensado, creme de leite e bolacha o que o torna muito mais calórico e não recomendado para pacientes diabéticos ou obesos.


Bolo de Cenoura - Vera Lúcia de Luccas

A Vera deu essa receita pois é fácil e todos na casa delam adoram.

Ingredientes:

4 ovos inteiros

1 xícara de óleo

2 cenouras cruas picadas

2 xícaras de farinha

2 xicaras de açúcar

1 colher de fermento

Cobertura:

8 colheres de açúcar

2 colheres de manteiga

3 colheres de leite

4 colheres de achocolatado

Preparo:

Bata no liquidificador os ovos, o óleo e as cenouras picadas. Depois coloque a mistura numa batedeira e acrescente a farinha, o açúcar e o fermento, despeje numa forma untada e coloque no forno pré-aquecido por 180°C aproximadamente 40 minutos.

A cobertura é só colocar tudo em uma panela e misturar até ficar homogênea.

Uma fatia de 50g possui 371 Kcal. Não é recomendado para pessoa com diabetes ou obesidade, embora a cenoura seja rica em betacaroteno importante para a pele e visão, também possui vitaminas A, C, B2 e B3.

As crianças adoram!


Torta de banana – Rosineia Costa Barbosa Mascarenhas

Ela deu essa receita pois lembrava já que tinha feito para sua família no domingo pois todos gostam.

Ingredientes:

1 duzia de bananas maduras cortadas na vertical

21 colheres de sopa de farina de trigo

17 colheres de sopa de açucar

2 colheres de sopa de fermento.

1 xicara de chá de açúcar com 1 colher de canela em pó

200g de margarina derretida

3 ovos batidos

Preparo:

Faça uma mistura com a farinha de trigo, o açúcar puro e o fermento. Unte uma forma e coloque uma parte da mistura, sobre ela coloque as bananas e depois um pouco da manteiga derretida em cima. Polvilhe com o açúcar misturado com a canela e a mistura. Repita em várias camadas. Na última camada coloque os ovos batidos e polvilhe um pouco do açúcar com canela. Coloque para assar em forno médio por cerca de 40 minutos.

Uma fatia de torta de banana possui aproximadamente 270 Kcal. Mas se trocarmos a margarina por margarina light, o açúcar por adoçante para fogão e a quantidade de farinha pode-se reduzir até para 150 Kcal a mesma fatia.


Frango com Quiabo - Maria Eufrasio Meireles

D. Maria diz que é uma comida que gosta muito e faz sempre pra sua família. É fácil de comer e não demora muito no preparo.

Ingredientes:

500 gramas de quiabo

Óleo para fritar

1 kg de frango

½ cebola

Sal a gosto

3 dentes de alho

Preparo:

Lave o quiabo, deixe secar e cortar em rodelas. Frite com o óleo, tire a gosma com um papel.

Refogue o frango utilizando o óleo, o alho, a cebola e o sal. Depois junte o quiabo com o frango e misture e deixe na panela em fogo baixo por mais 10 minutos.

Se a receita for feita com sobre coxa ela fica mais calórica, com 220Kcal por porção de 100g; se for feita com peito de frango ela baixa para aproximadamente 110 Kcal. Além disso para idosos com uma dificuldade para mastigação o peito de frango é mais fácil

O frango possui menos gordura que a carne vermelha e é considerável mais saudável e o quiabo possui pouquíssimas calorias, uma porção de 100g possui 35Kcal, possui vitamina A e C e também ferro, fósforo e cálcio.


Lagarto – Maria Eufrasio Meireles 68 anos

Dona Maria Eufrásio sempre faz lagarto, principalmente em dias festivos ou quando ela está com a família. Ela disse que o preparo é fácil e cada um pode mudar o recheio se quiser.

Ingredientes:

1 peça de lagarto

Pimenta a gosto

Sal a gosto

Alho

Cebola

vinagre

Toucinho defumado

2 copos de água

Preparo:

Tire o miolo do lagarto com uma faca afiada, corte o miolo e tempere com sal, alho, acrescente toicinho defumado a gosto e coloque de volta para dentro da peça.

Depois fure o lagarto para temperar, faça um molho com cebola, vinagre, alho, louro, sal, pimenta e deixe a carne pegar o tempero pelo tempo desejado.

Coloque em uma panela de pressão com dois copos de água, deixe com pressão por 15 minutos. Tire da pressão e deixe fritar na própria panela ou se desejar coloque no forno até dourar.

O lagarto é uma ótima carne além de um preço mais em conta. Uma porção de 100g possui 190Kcal. A carne vermelha possui uma grande quantidade de ferro que é um forte combatente a anemia principalmente em idosos e crianças.

Já o toucinho é bem calórico e rico em gorduras e colesterol, de 100g possui 54mg de colesterol e 82g de lipídios totais o que é muito perigoso para a saúde. O toucinho poderia ser trocado por legumes cozidos como cenoura, brócolis e até mesmo bacon e pouca quantidade que ficaria mais saudável.


Pão de Queijo – Maria Leonarda 68 anos

O pão de queijo é tradicional na casa da D. Maria. Todo final de semana quando os netos a visitam ela faz para o café da tarde. Ela diz que a mãe dela fazia e ela segue a tradição de fazer também.

Ingredientes:

1kg de polvilho azedo

1 copo de óleo

2 copos de leite

3 ovos

1 colher de sal

200g de queijo meia cura

Preparo:

Junte o leite, o óleo com o sal, escalde o polvilho com óleo e leite devagar para molhar bem o polvilho, coloque os ovos e o queijo mexendo bem.

Amasse com um pouco de leite, água até dar o ponto para formar bolinhas. Coloque no forno por aproximadamente meia hora até dourar.

Um pão de queijo de 50g possui 170 Kcal.


Mousse de maracujá - Tereza Gomes Coelho

O mousse de maracujá dado pela D. Tereza é uma das sobremesas que os netos delas mais gostam e ela também, além de ser de fácil preparo e também pode fazer uma versão mais light para seu controle de peso.

Ingredientes:

2 caixas de gelatina de maracujá

2 xícaras de água quente

1/2 xícara de suco de maracujá

2 xícaras de leite

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite sem soro

Preparo:

Prepare a gelatina com a água quente

Depois é só bater todos os ingredientes no liquidificador e colocar numa travessa para gelar

Apenas uma colher de sopa de 35g possui 99Kcal .O mousse pode ficar mais saudável se trocar a gelatina por uma diet, o leite por leite desnatado, o leite condensado por um light e o mesmo com o creme de leite, vira uma sobremesa gostosa e saudável.


Batatas Nostiz – Maria José Teixeira

Ela escolheu essa receita porque os netos dela adoram, até uma pequena de 2 anos come as batatas dela.

Ingredientes

450g de batata

2 colheres de manteiga

4 anos

½ xícara de creme de leite sem soro

1 xicara de queijo parmesão

Tempero a gosto (sal, pimenta, páprica)

2 xicaras de farinha de rosca

4 xícaras de óleo

Preparo

Descasque e ferva as batatas. Faça um purê, passe por uma peneira ou bata no liquidificados até ficar homogêneo.

Acrescente manteiga, 1 gema, creme de leite e queijo, misture até ficar homogêneo. Faça quadrados de aproximadamente 5 cm e deixe esfriar.

Polvilhe as batatas com farinha, mergulhe no ovo e passe na farinha novamente. Aqueça o óleo e frite as batatas até dourar.


Strogonoff de Carne – Lúcia Morais Leite

Dona Lúcia diz que essa deve ser a comida favorita de todos da casa dela além de ser de fácil preparo.

Ingredientes

1 colher de manteiga

½ Kg de carne cortada em cubos (filé mignon, alcatra ou contra filé)

1 cebola picada

1 colher de sopa de extrato de tomate

1 envelope de creme de cebola

½ lata de creme de leite

Preparo

Aqueça a manteiga e frite a carne em fogo alto pra não juntar água.

Coloque a cebola, o creme de cebola e misture.

Despeje aproximadamente 1 litro de água fervente e mexa bem. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinha por 30 minutos mexendo de vez em quando. Depois de cozido junto o creme de leite, misture bem e sirva com arroz ranço e batata palha.


Creme de Milho – Apparecida Domingues Meira 72 anos

D. Apparecida diz que está comendo cremes e sopas pois passou por uma cirurgia para implantação de uma prótese fixa. Ela gosta dos cremes e sopas mais fáceis de fazer.

Ingredientes

1 Colher de manteiga

½ litro de leite

1 lata de milho verde

3 colheres de amido de milho

Sal

2 colheres de sopa de queijo ralado

Preparo

Aqueça a manteiga, acrescente o leite reservando 1 xicara e mexa bem. Junte o milho escorrido e deixe cozinhar em fogo baixo. Quando ferver coloque o amido de milho diluído na xícara de leite reservada e mexa bem para não encaroçar. Tempere com sal e junte o queijo ralado.


Sopa de Cará – Apparecida Domingues Meira

Ingredientes

½ kg de cará descascado e cortado em pedaços

3 colheres de sopa de óleo

1 cebola picada

1 dente de alho amassado

1 L de caldo de carne(2 tabletes dissolvidos em 1litro de água fervente)

Preparo

Refogue o cará no óleo junto com os temperos

Junte o caldo e cozinhe até o cará ficar macio. Retire ele da panela e coloque no espremedor e devolva à panela. Quando ferver, retire do fogo e sirva. Se preferir cozinhar com um pedaço de carne para dar mais sabor e coloque salsinha antes de servir.


Espaguete com sardinha – Marisa Fávaro

Ingredientes

400 g de espaguete

200 g de sardinha fresca

1 dente de alho

1 colher de sopa de salsa picada

6 colheres de sopa de azeite

Sal a gosto

Preparo

Cozinhe a massa com bastante água e sal. Limpe as sardinhas.

Descasque o alho, amasse-o e frite ele no azeite; quando ele dourar descarte ele, abaixe o fogo e coloque os filés de sardinha e os cozinhe por 10 minutos desmanchando-os com garfo.

Despeje a massa sobre as sardinhas misturando por aproximadamente 2 minutos. Antes de servir salpique com salsa.


Polenta com Lingüiça – Aline Palmas

Ingredientes

1 ½ xícara de fubá

2 tabletes de caldo de carne, legume ou galinha

2 colheres de sopa de óleo

150g de lingüiça defumada cortada em rodelas

Preparo

Dissolva os tabletes em uma panela de água com aproximadamente 1 litro. Desmanche o fubá em um pouco de água fria e depois junte com a água quente e cozinhe em fogo baixo misturando.

Em outra panela aqueça o óleo e frite a lingüiça.

Em um recipiente despeje a polenta e coloque a lingüiça por cima. Regue com um pouco da gordura em que fritou a lingüiça.


Sopa de Feijão – José Henrique Silveira Passos

Ingredientes

Sobras de feijão cozido

½ cebola picada

1 dente de alho amassado

2 colheres de sopa de óleo

Sal

Salsinha picada a gosto

Farofa temperada

Preparo

Bata o feijão no liquidificador junto com o caldo. Refogue a cebola e o alho no óleo quente. Junte o feijão batido, tempere com sal e deixe ferver.

Antes de servir coloque a salsinha e a farofa a gosto.

Pode ser acompanhado com arroz ou macarrão se desejar.


Frango Gratinado – Estela Barbosa da Cunha

Ingredientes

4 xicaras de frango cozinho, assado, picado

1 ½ xícara de cebola picada

1 xícara de pimentão picado

1 ½ de maionese

4 colheres de farinha de rosca

4colheres de queijo ralado

Preparo

Misture bem todos os ingredientes e espalhe numa forma pequena.

Misture a farinha de rosca com o queijo parmesão e salpique sobre a forma. Leve ao forno por 20 minutos.
Salada de lentilha – Ana Regina Castanho de Lima

Ingredientes:

½ kg de lentilha

Sal

2 cebolas cortadas em rodelas

Óleo

Vinagre

Sal e pimenta do reino

1 colher de salsinha picada

4 tomates cortados em gomos ou picados

Preparo

Cozinhe a lentilha em água e sal até ela ficar macia mas sem desmanchar. Retire do fogo, escorra. Junte a cebola, misture bem e deixe esfriar.

Tempere a salada a gosto e coloque na geladeira. Quando for servir adicione o tomate.


Mousse de banana – Maria Amélia Amarante José

Ingredientes

9 colheres de sopa de açúcar

8 bananas nanicas

1 lata de leite condensado

½ litro de leite

3 ovos

1 lata de creme de leite

Preparo

Coloque no fogo 6 colheres de açúcar e deixe derreter mexendo. Junte as bananas cortadas em rodelas e caramelize-as colocando em uma forma ou em portinhos separados.

Em uma panela coloque o leite condensado, o leite e as gemas em fogo baixo sem parar de mexer até ficar cremoso. Espalhe esse creme sobre a banana no recipiente e deixe esfriar.

Bata as claras em neve com 3 colheres de açúcar, junte o creme de leite e misture devagar.Despeje sobre o outro creme, leve à geladeira e sirva


Couve-Flor Empanada – Sandra de Souza Helling

Ingredientes

1 couve-flor média

Sal e pimenta do reino

3 colheres de sopa de manteiga

5 colheres de farinha de trigo

1 xícara de chá de leite

1 clara batida em neve

Óleo

Preparo

Divida a couve-flor em buquês e cozinhe na água e sal por 10 minutos, deixe esfriar.

Enquanto isso prepare a massa: derreta a manteiga, despeje em uma tigela e acrescente farinha de trigo peneirada mexendo bem; junte o leite, tempere com sal e pimenta. Por ultimo adicione a clara em neve e misture delicadamente.

Aqueça o óleo em uma frigideira, passe os pedaços de couve flor na massa e frite até dourar todos os lados.

Escorra sobre papel toalha e sirva.


Almôndegas – Juliana da Silva Rosa

Ingredientes

½ kg de carne moída

1 cebola picada pequena

Salsinha picada

Sal

Molho de pimenta

1 ovo

Óleo

Preparo

Misture todos os ingredientes bem e faça pequenas almôndegas achatadas. Coloque o óleo em uma frigideira e frite as almôndegas dourando bem.


Bolo Prestígio – Maria do Carmo Camargo da Costa

Ingrediente

-Massa:

2 xícaras de açúcar

2 colheres de manteiga

4 gemas

2 xicaras de leite

3 xicaras de farinha de trigo

1xicara de chocolate em pó

2 claras

1 colher de fermento em pó

-Recheio:

1 pacote grande de coco ralado

2 xícaras de açúcar

½ xícara de leite condensado

-Cobertura

½ lata de leite condensado

2 colheres de sopa de manteiga

4 colheres de chocolate em pó

Preparo

Bata o açúcar com manteiga até formar um creme. Acrescente as gemas e bata novamente. Acrescente o leite e a farinha de trigo aos poucos e por último o chocolate.

Bata as claras em neve e junte com a massa, por último o fermento. Coloque em uma forma untada e leve ao forno.

Para o recheio coloque o côco ralado de molho na água. Coloque em uma panela o açúcar com uma xícara de água e deixe ferver até dar ponto de fio não muito grosso. Espere esfriar um pouco e misture o leite condensado e o côco, junto com a água que ficou de molho.

Retire o bolo, desenforme e recheie.

Para a cobertura junte os ingredientes e leve ao fogo, sem parar de mexer, até ferver. Despeje no bolo ainda quente espalhe bem com uma espátula. Se quiser, coloque chocolate granulado.


Rolinhos de Frango com bacon – Ana Maria Freitas Carvalho

Ingredientes

3 peitos de frango desossados

Sal

Pimenta do reino

Leite

Queijo parmesão ralado

Bacon ralado em fatias finas

Manteiga para untar

Preparo

Corte o frango em cubos e tempere com sal e pimenta do reino e deixe por um tempo.

Passe o frango no leite e depois no queijo ralado. Enrole-o com uma fatia de bacon e prenda com um palito. Arrume os rolinhos numa forma untada com manteiga e asse em forno quente.


Tabule – Suzana Tarques Vieira

Ingredientes

200g de trigo

2 cebolas

4 tomates

1 maço de salsa picado

3 ramos de hortelã picados

Suco de dois limões

6 colheres de azeite

Sal e temperos a gosto

Preparo

Coloque o trigo em água fria e deixe por 2 horas e escorra. Pique as cebolas e os tomates em cubo pequenos. Misture com o trigo, coloque a salsa, a hortelã o suco de limão e o azeite. Tempere a gosto e deixe em um lugar fresco para pegar gosto.

TABELA DE CALORIAS: FAAC-UNESP

You are here